O que são parabenos?

Mah / 28 maio,2013 /ETC

Há alguns anos, tem se falado muito em parabenos, principalmente nos cosméticos. Para ser sincera, eu nunca tinha parado para entender o porquê de muitos se voltarem contra este ingrediente presente na maioria das fórmulas. Fui atrás para conhecer.

O mundo em que vivemos, como é sabido, nem sempre foi assim com tantos aparelhos que facilitam a nossa vida. Quando estudamos história, aprendemos que lá atrás não existia geladeira, e qual era a forma de conservar a carne fazendo com que ela durasse mais tempo? Sal. Mesmo utilizando o sal, a carne não durava tanto quanto dura se colocarmos no freezer. O freezer faz com que a carne dure muito mais a um custo bem mais baixo.

Partindo desta história, o parabeno, assim como o sal, também serve para conservar. Ele é utilizado em diversos itens, principalmente cosméticos. O parabeno é um conservante sintético (fabricado em laboratório), que conserva o produto e inibe a propagação de mricroorganismos dentro da fórmula. Se tornou muito utilizado pela indústria pois tem um custo baixíssimo e se mostra eficiente.

Existem diversos tipos de parabenos como metilparabeno, etilparabeno e propilparabeno. A diferença entre eles, além de obviamente a fórmula química, é que cada um serve para determunados tipos de soluções: aquosas, oleosas, fluidas…

Pronto, entendemos um pouquinho sobre isso. Mas por que este auê todo em volta destas substâncias? Por que muitos condenam produtos com parabenos?

Vamos lá: Em 1998, foi descoberto que os parabenos possuem a estrutura química parecida com a do hormônio estrogênio. Quando aplicamos um cosmético que possua parabenos, ele é absorvido através da pele, vai para as glândulas e logo após para a corrente sanguínea, sendo interpretado pelo nosso sistema endócrino como estrogênio. O excesso de estrogênio no organismo pode gerar problemas como: baixa libido, depressão, ansiedade, retenção de líquidos e consequentemente inchaço, falta de concentração e até câncer de útero e de mama. Não é indicado principalmente para gestantes pois corre o risco de má formação do bebê.

Mas, afirma-se que nem todos os parabenos possuem a mesma atividade estrogênica, por exemplo: o metilparabeno, de acordo com o estudo publicado em 1998, não possui esta atividade.

Sobre o câncer de mama, alguns pesquisadores dizem que o risco aumenta se utilizarmos desodorantes com parabenos, já que a axila é uma região próxima da mama.  Em 2004, cientistas do Reino Unido encontraram parabeno em 18 de 20 tumores que estudaram, comprovando que tal substância está muito envolvida com a doença. É importante ressaltar que diversos pesquisadores não concordam com esta ligação entre os parabenos presentes em cosméticos e o câncer de mama. Criticam a metodologia empregada na pesquisa, as amostras utilizadas entre outros fatores, mostrando que existem deficiências no estudo. Segundo o Comitê Científico da União Européia de Segurança ao Consumidor, dois parabenos são seguros se usados nas concentrações hoje ministradas: metilparabeno e o etilparabeno. Ainda segundo o Comitê, todos os parabenos são considerados seguros para o uso em cosméticos nas seguintes concentrações: menores que 0,8% no total de parabenos, ou até 0,4% individualmente.

Vale falar que o parabeno existe também em alimentos naturais como morango, amoras, damasco e cenoura.

No final, ainda não existe um estudo que comprove 100% a relação entre parabenos e câncer de mama, mas só desta informação surgir, foi o suficiente para muitos repensarem a utilização do parabeno. Aí eu pergunto a vocês: Se ele fosse tão prejudicial a tal ponto, seria comercializado por tanto tempo? Será mesmo que o nosso organismo está em perigo? Deixo cada um pensar e formar a sua opinião, seja ela contra ou a favor dos parabenos, desde que com um pouco de informação que tentei passar e outras tantas fontes que encontramos por aí. =)

Se vocês querem saber, cá estão algumas marcas que não utilizam parabenos em seus produtos: Kiehl’s (a Kiehl’s possui alguns produtos sem parabenos), Ikove, Surya Brasil e Est .

Escrevi este texto baseado em informações que li, sintam-se a vontade para opinarem e acrescentar!

Beijos
Mah

Postado em ETC

22 comentários em “O que são parabenos?

  1. Maraisa, você precisa conhecer a linha de produtos americana DEVA. Além de ser formulada para cabelos crespos e cacheados, não possuem sulfato e parabenos. Cortei recentemente com o embaixador da marca, o Miro Nunes. Confesso que meu cabelo mudou depois de usar os produtos e com o corte dele então, é outro. Antes eu havia cortado com o Júlio Crepaldi e havia gostado bastante, mas o Miro é insuperável. Para mais informações: http://www.florealsalon.com.br/

    Bjks.

  2. Maraisa, muito bom o texto. Acompanho a algum tempo essas questões sobre substancias presente em cosméticos, ainda mais depois que descobri que sou alérgica a sulfato! Enfim… O parabeno também pode causar outros canceres que não somente o de mama, existe um “teto” diário de consumo para parabenos (que não recordo), o problema é que quase tudo que usamos tem parabenos, então batemos esse “teto” fácil, tipo la pelo café da manha sabe!!! quanto mais você usa, mais você acumula, e isso pode acarretar algum problema futuro… Tenho evitado o máximo possível o uso deles, ultimamente venho dando muita atenção a produtos orgânicos.
    bjo

    1. Ishh, ser alérgica dá um trabaaaalho né? =/
      Entendi! Não achei sobre este valor diário, vou procurar mais sobre. Muito obrigada pelo seu comentário Joyce!
      Beijos

  3. Eu acho que não existe grande interesse nesse tipo de estudo visto que provavelmente não exista um substituto a baixo custo. Pode ver que estas marcas que usam parabenos não são mto “populares”, tem um preço um pouco acima da média. A indústria continua usando e até que alguém prove o contrário vai se comportar como se nada tivesse acontecendo. O que assuta é que cada dia mais aumentam os casos de cancer e outras doenças, que muitas vezes surgem “”do nada””. Enfim, não sei se conhece mas tem um blog que eu adoro ler, o da Sonia Hirsch – http://www.soniahirsch.com/ que tem posts muito interessantes sobre saúde e cosméticos naturais -> http://www.soniahirsch.com/search/label/cosm%C3%A9ticos%20naturais
    Bjj

    1. É isso que eu penso! Não existe outro conservante com um valor tão baixo quanto o parabeno. Pouquíssimas pessoas compram produtos sem porque o preço vai lá pra cima.
      Vou entrar no blog, obrigadaaaa

      Beijos

  4. Oi Maraisa,
    tenho uma máscara da Kiehl’s, a Olive fruit oil deeply repairative hair pak, que contém metilparabeno na fórmula.

  5. Olha, sou química e darei minha opinião como tal. O problema no mundo científico é justamente esse: se faz uma pesquisa em torno de algo, publica-se o artigo (os estudos desenvolvidos sobre tal coisa) e conclui-se muita coisa sem testes mais rigorosos. É muito sério estabelecer uma relação parabenos versus câncer assim. E infelizmente, na ciência se cometem equívocos também. É aquela história de “estudos apontam que o óleo de coco auxilia no emagrecimento” mas quem foi mesmo que disse isso? Onde está escrito? Comprovação científica oi?! Entendeu? O problema é que muito se ESPECULA mas pouco é provado e pesquisas desse tipo demandam alto investimento. Como você mesma cita lá em cima “pesquisadores DIZEM que o risco…” e é aí que mora o tal problema. Quando você levanta um boato desse tipo é o suficiente para acabar com uma marca ou um produto, por isso deve-se ter cuidado com o tipo de coisa que é colocado. Antes de mais nada é preciso se atentar as pesquisas que de FATO comprovam e estabelecem a relação entre os parabenos e câncer. Não trabalho para nenhuma companhia cosmética só para deixar claro, mas aprendi com a minha formação justamente isso. Muito se fala, pouco se faz e tem muita gente publicando artigo científico de conteúdo duvidoso só para ganhar dinheiro.

    1. Oie Jackieline!
      Concordo com o que você disse! =) Não tem nada comprovado e as pessoas falam demais. Falam tanto que todo mundo começa a prestar atenção em algo que antes usávamos e nem sabíamos o que era.
      Amei o seu comentário, e acho super válido conversarmos sobre isso, porque eu realmente não estudo sobre o assunto.

      Beijos

  6. Acredito que deveria haver um maior controle pelo Estado sobre o uso de produtos químicos pelas indústrias (alimentícia, cosmética, farmacêutica), isto é, só deveria ser permitida a fabricação de produtos seguros para a saúde, se houvesse segurança comprovada quanto ao uso pelas pessoas, e no caso de haver riscos que pelo menos as pessoas fossem comunicadas, esclarecidas sobre o que estão comprando e usando. É muita falta de responsabilidade… Como fazer para mudar essa situação? Acredito que somente a Educação e a Conscientização. Bjins, Vera

    1. Então Vera, controle tem, tanto que o Brasil é o país mais chato para a produção de cosméticos. (Vide Anvisa que proíbe vários produtos legais de entrar no país). O que acontece é que usamos “desde sempre” um produto x e aí alguns pesquisadores descobrem algo sobre tal produto. E aí? Como parar de usar o conservante mais barato e mais utilizado? Difícil né? =/
      Beijooos

  7. Boa noite Maraisa. Gostei da matéria e gostaria de pedir mais esclarecimentos a respeito dos alimentos que contém os parabenos tanto os industrializados como os naturais, pois fiz o teste alérgico e comprovou que sou alérgica a esse conservante, está bem difícil encontrar tais respostas. Desde já agradeço tua atenção. Att

    1. Oi Fabi, os parabenos são mais utilizados em cosméticos. Como disse, ele é encontrado em alguns alimentos naturais (frutas) APENAS.Conservantes alimentícios são outros.

  8. Olha nem tudo que faz mal é logo proibido , um grande exemplo disso é o próprio chumbo , que foi utilizado durante anos em produtos essenciais do cotidiano e até mesmo na área medicinal de forma agressiva ( danosa ) .
    Tem este e outros produtos também que tiveram que ter muitas pesquisas e danos, para realmente saírem do mercado . Em muitos casos isso ocorre de forma bruta , já que as empresas não querem abrir mão de algo tão barato e rentável a elas . Quer ver algo mais real ? Coca-Cola . Sim a coca . A mesma possui um Corante que é expressamente proibido em alguns países , tem países que para a circulação da coca- cola é necessário que sua quantidade seja diminuída de forma significativa , isso porque o corante é cancerígeno . E no Brasil, saiba que o mesmo circula na Coca Cola 4x a mais do que o recomendável .
    Desta forma , não concordo neste ponto de vista !
    Mas não te julgo , este foi um raciocínio básico, que um dia tive.

  9. Olha nem tudo que faz mal é logo proibido , um grande exemplo disso é o próprio chumbo , que foi utilizado durante anos em produtos essenciais do cotidiano e até mesmo na área medicinal causando riscos à saúde humana , e hoje estão sendo continuamente avaliados e reduzidos em alguns tipos de exposições específicas.
    Tem este e outros produtos também que tiveram que ter muitas pesquisas e danos, para realmente saírem do mercado . Em muitos casos isso ocorre de forma bruta , já que as empresas não querem abrir mão de algo tão barato e rentável a elas . Quer ver algo mais real ? Coca-Cola . Sim a coca . A mesma possui um Corante que é expressamente proibido em alguns países , tem países que para a circulação da coca- cola é necessário que sua quantidade seja diminuída de forma significativa , isso porque o corante é cancerígeno . E no Brasil, saiba que o mesmo circula na Coca Cola 4x a mais do que o recomendável .
    Desta forma , não concordo neste ponto de vista !
    Mas não te julgo , este foi um raciocínio básico, que um dia tive.

    Saiba mais :
    http://www.crq4.org.br/a_importancia_do_chumbo_na_historia
    http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/voce-sabe-o-que-e-caramelo-iv
    http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/06/coca-cola-vendida-no-brasil-teria-maiores-taxas-de-substancia-cancerigena.html

  10. Depoimento: depois de ler uma matéria sobre este conservante observei que o meu tinha está composição por vários meses eu estava sentido dores os ceios, resolvi suspender o uso. Resultado: nunca mais senti dores. Preferi não usar mais tomar sozinho que Deus deixou para termos de graça em nosso organismo vitamina D. Fugindo do sol nosso organismo fica sem está vitamina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *