Transição: do liso ao crespo

Mah / 02 jul,2012 /Cabelos

Recentemente saiu no The New York Times um documentário da cineasta Zina Saro-Wiwa. Ela, assim como outras negras norte-americanas, não usava o seu cabelo natural e sim aplique. Muitas negras, não somente nos Estados Unidos, não conseguem aceitar seus fios crespos por ver um ode ao cabelo liso. Assim, passam a aplicar química para alisar o cabelo ou mesmo colocam aplique.

O documentário fala do caminho inverso, a transição do cabelo liso e quimicamente tratado para o cabelo naturalmente crespo. Acho inspirador e quis compartilhar com vocês. (tentei deixar  o vídeo mas não consegui, só clicar na imagem e ir para a matéria…)

Eu mesma já quis ter o cabelo liso na época da escola e hoje sou MUITO mais feliz com os meus fios cacheados e armados. Vou fazer um post para vocês contando minha trajetória capilar!

O que acharam?

Beijos
Mah

24 comentários em “Transição: do liso ao crespo

  1. Oi Maraisa!
    Já que tocou no assunto,te peço uma opinião que pode ser respondida quando postar sobre sua trajetória capilar,li alguns dias atrás no blog da Cinthya sobre um produto para cachear os cabelos,que segundo ela só funcionou quando ela mesmo aplicou em casa por conta de conhecer melhor seu cabelo,pois bem,me interessei horrores por esse produto,agora o cabelo da Cinthya é cacheado,o meu é crespo,daí surgiu minha dúvida a respeito do Bossa nova cadiveu,se eu conseguiria um resultado bacana a ponto de não mais relaxar os cabelos como eu faço,pois penso seriamente em deixar a química de lado,não aguento mais.Eu vi alguns posts atrás que você usou também e gostou bastante,e até onde sei você faz permanente,ok?! Estou te perturbando pois já conversei com alguns profissionais e me disseram que não tem como usar um cabelo black sem ter química, que não existe cabelo crespo natural,como assim…não te conheço pessoalmente,mas pelas fotos vejo uma semelhança com meu cabelinho,e então o que me diz sobre o cadiveu,ah já estou uns 3 meses sem química!
    Bjins e obrigado

    1. Oi Danielle, tudo bom? Desculpe pela demora!
      Olha, tudo depende do volume que você deseja para o seu cabelo. Eu faço permanente porque ele não enrola de jeito nenhum. É crespo sem forma. A minha irmã tem o cabelo bem enroladinho, mas relaxa para abaixar o volume.

      Tem como SIM você deixar seu cabelo natural, mas ele ficará com um volume bem grande e sinceramente, é mais difícil de domá-lo. Este produto da Cadiveu enrola bastante os fios, mas não ao ponto de largar a química. Ele vai cachear mas ficará alto e sem movimento. Eu gosto de dar um movimento ao meu cabelo.

      O produto é MUITO bom, acho que vale a pena você testar, se não gostar, parte para a química. É o que eu disse no começo, tudo depende de como você quer o seu cabelo. Como vc deseja que ele fique!

      Beijooos

  2. Oi! já tinha visto o vídeo e adorei, também estou nessa saga, cortei todo o cabelo alisado e deixei ele bem curtinho. É tão bom ter cabelos naturais! uma liberdade né?!!! Agora tem que ter segurança para usá-lo. A coerção do liso é grande!

    Ahh… discordo dela em um ponto, que por mais que as mulheres digam que não é um posicionamento politico, eu acho que seja sim, claro que ele esta travestido de inúmeros outras coisas, mas não deixa de ser uma auto afirmação identitária.

    bjo

  3. Faz! Faz sim…conte o máximo que puder, os produtos usados, os procedimentos…eu tenho cabelo crespo, não precisei de transação mas quero deixá-loo cheio de cachinhos! Vai ser super inspirador…

    1. Vou fazer sim Cris, mas acho que vai demorar um tiquinho porque vou caçar fotos desde quando deixava liso… então preciso de um bom tempo! rs

      Beijos

  4. Sempre quis ter o cabelo crespo, mas o meu é ondulado, não se decide, sabe? Kkkkkkkk.
    Eu sempre dou uma secadinha nele pra modelar, meu cabelo já foi liso, escorrido, tive uma fase que ele ficou meio encaracolado e, hoje em dia, ele é ondulado, mas a raiz é lisa.
    Acho lindo cabelo crespo!! Se tivesse, assumiria fácil!
    Beijos.

  5. Acho muito radicalismo cortar todo o cabelo dessa forma. O cabelo crespo demora muito a crescer mesmo com tratamento, o legal e ir tratando e cortando aos poucos. Eu fiz dessa forma e meu cabelo hoje é bem abaixo do ombro. Mas bem legal o post!

  6. Boa tarde Mah!
    Acho que todas as meninas cacheadas já tiveram este problema e este dilema. Essa ditadura de “tem que ter cabelo liso” ou “tem que ser magrela” ou ainda “tem que ser branquinha” (já li e ouvi isso por aí, como padrão de beleza) afeta milhares de meninas, eu inclusa. Hoje tenho muito mais confiança nos meus cabelos e no meu visual.

    Mas não é fácil quando a gente tenta seguir tendências…mais fácil (só que gente pensa que é dificil, né..rs) é aceitar-se como é e ser feliz com o que vc tem de melhor!!!

    Beijos.

  7. Nem sei mais como é meu cabelo natural… só sei que não tem forma e nem é de todo super crespo…
    Viverei na escova até quando der… rs
    Mas acho muito legal que assume o cabelo que tem… mas ainda não tenho coragem, não! Se pelo menos ele desse uma cacheada…rs
    Bjos

  8. Acho que todas nós queremos ver a sua trajetória e pra voltar aos cabelos crespos, não temos como fugir do corte, porque ou ficamos mais de 5 anos (no meu caso) pro cabelo crescer, ou então cortamos curto e nos livramos da química que está nas pontas, o que fazer?
    Também vivo este drama. Tenho muuuiiitttooo cabelo, armadíssimo e pra completar, é fino, ou seja, química quebra ele fácil, fácil, fora que ele não tem cachos definidos, oh céus!!!!
    Mah, sugiro que conte-nos sua trajetória e o que costuma fazer para esperar enquanto toda a química não sai…
    Beijos.

  9. Também estou em fase de transição cansei e depois de ver o tanto que eu gastei durante 10 anos pra manter ele liso acho que gastaria menos da metade pra cuidar deles crespos e quando quisesse faria escova só pra ficar diferente não pra ficar escrava disso durante uma vida. Infelizmente tenho até hoje um bilhete guardado na minha agenda do bullyng que sofri na escola e o mais espantoso é que era de uma garota tbm negra, mas que por ter o cabelo menos armado que eu o meu sentiu-se no direito de me criticar a ainda diz que fez isso por amizade. Ainda bem que hoje me sinto muito mais bonita do que minhas ex colegas de colégio!!!

    1. Nossa Rafaela, você jura? O mundo dá volta e ainda bem que está mais linda do que todas!
      Para mim isso vai também da educação que os pais dão, eles não mostram para os filhos que existem pessoas diferentes e que o bonito da vida é isso: as pessoas serem diferentes. Cada um tem a sua beleza.
      E eu concordo com vc quando disse que gastaria menos deixando o cabelo natural. Eu gasto bem menos deixando meu cabelo cacheado do que antes, quando eu queria ele liso.

      Beijoooos

  10. Faz sim,pelamordeDeusPai. Estou nessa fase de transição. Muita vontade de desistir.E sem saber o fazer c o cabelo, c os preconceituosos (são mais do que eu imaginava), etc..

  11. Acho lindo cabelo afro bem cacheado, hidratado, macio. É tão gostoso mexer nos cachos.
    Não gosto de cabelo afro alisado, pq fica parecendo que a pessoa tá de capacete.
    Se eu tivesse cabelos crespos, não alisaria, apenas cuidaria para mantê-los sempre macios e brilhantes! Bjs

  12. Oi Mah!
    Sou nova aqui no site e este foi um dos primeiros posts que eu li.
    Acabei de entrar nessa fase de transição, tô com o cabelo baixinho…
    Mas eu não sei muito bem como cuidar de cabelo natural. Tem algumas dicas? =)

    1. Oi Letícia! Você já leu o post em que mostro a trajetória do meu cabelo? Dá uma lida nele que eu comento como cuidei durante este período de largar a química.

      Eu continuava passando creme com o cabelo úmido todos os dias de manhã e hidratava com mais frequência.

      Beijos

  13. Olá Mah parabéns pelo blog.Estou no momento da transição também.Estou a 5 meses sem quimica. Hoje vou iniciar um tratamento (sem quimica) para cachear meus cabelinhos naturalmente.
    Primeiro vou fazer uma hidratação(eu acho que esse o nomekkkkk) chamada de Botox Capilar, dizem que é excelente e não é quimica nem escova progressiva. Bom vou testar amanha e volto pra comentar com vc e todas.Abração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *